Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo
O tal do Search Engine Optimization (Otimização de Mecanismos de Busca), costuma ser uma dor de cabeça na vida dos redatores. O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas que ajudam um site a ter um bom posicionamento na página de pesquisa do Google.
Já falamos aqui sobre a importância do site da sua empresa ter um blog, mas não basta só encher o site de conteúdo, é preciso planejar e aplicar as técnicas de SEO. Do contrário, seria o mesmo que estar produzindo algo que ninguém vê, além de não aproveitar a oportunidade de chamar ainda mais a atenção das pessoas para o seu site.
Mas o SEO é tão relevante assim?
Para te convencer totalmente que essas técnicas são valiosas, trouxemos 3 dados:
- O Google possui uma participação de mercado de 97,33%, segundo dados da Statcounter;
- 75% das pessoas não vão além da primeira página do mecanismo de busca, de acordo com a HubSpot;
- Os resultados que ficam entre as 5 primeiras opções são os que recebem mais cliques, segundo o Advanced Web Ranking.
Parece que tá valendo a pena dar uma pesquisada sobre SEO, né? Para te ajudar a colocar isso em prática, separamos algumas dicas básicas que podem melhorar o seu posicionamento no Google:
Uso de palavras-chave
Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave pode fazer muita diferença na hora de escrever seu texto. Isso porque é através dessas palavras específicas que o buscador entrega a sua publicação no momento em que alguém faz uma pesquisa. Encontrar palavras long tail também é um passo importante. Existem alguns sites que podem ajudar nessa etapa, como o Keywordtool.
Use links
O Google valoriza as publicações que tenham bastante links, mostrando que o conteúdo é bastante completo e pode ser ampliado para novas pesquisas. Isso também ajuda a melhorar o tempo de permanência das pessoas no seu site. Links externos também têm a mesma relevância para o Google na hora de rankear um resultado.
Invista nas imagens
De acordo com dados da BrightEdge, a inclusão de um vídeo em uma postagem aumenta o tráfego orgânico dos resultados de pesquisa em 157%. As imagens também têm relevância, deixando o texto mais fácil de ser lido. O Google valoriza publicações que possuem uma linguagem simples.
Respeite os limites de caracteres
Nada de textão, viu? O ideal para otimização do SEO é ter no máximo 1500 palavras. Não adianta encher o texto de informação se isso for prejudicar a entrega dele nos buscadores.
Seguindo essas dicas simples, provavelmente os seus próximos textos chegarão para mais pessoas, cumprindo o esperado de um conteúdo bem planejado e estrategicamente pensado.
Nos acompanhe no @usinadenoticias para conferir essa e outras dicas sobre Comunicação!
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